Hospital Monsenhor Horta

Setembro Amarelo e a valorização da vida

Categoria (as) :Campanha , Notícias

Ao longo do mês passado, em menção ao Setembro Amarelo, profissionais do Hospital Monsenhor Horta debateram temas como prevenção ao suicídio e valorização da vida, com diversas atividades na instituição. Foram realizadas blitzes de sensibilização em que foram entregues cartilhas informativas e laços símbolo da campanha. Para esta iniciativa o hospital contou com a estagiária de Serviço Social, Ana Carolina Alves, que foi quem propôs a ação. Esta atividade integra o projeto da estagiária de intervenção e que deve ser realizado como parte da grade curricular da disciplina de estágio supervisionado da UFOP.

Como parte das ações os profissionais, todos contaram com a roda de conversa “Quebrando Tabus: Suicídio no mundo arco-íris”, um oferecimento do Movimento Mães da (R)Existência, grupo que atua de maneira educativa levando informações de saúde, modo de viver, políticas públicas e, acima de tudo sensibilizando para o afeto com as pessoas de diversas classes e suas famílias.

Ao longo do mês os profissionais também foram convidados a vestir amarelo, bem como o monumento dedicado ao santo que dá nome à instituição, Monsenhor Horta. O HMH recebeu iluminação amarela para lembrar e sensibilizar a todos sobre a importância de se falar sobre o suicídio. “O suicídio precisa ser debatido, pois no silêncio ele cresce”, alertou a gerente assistencial, Stela Bernardes Pinto.