Hospital Monsenhor Horta

Histórico

 

O primeiro passo histórico da entidade é datado de 20 de junho de 1959, centenário de nascimento de Monsenhor José Silvério Horta, sacerdote conhecido pelo seu espírito de caridade e que por desejo do Cônego Vicente Diláscio, foi homenageado dando seu nome para a entidade “Obras Sociais de Auxílio à Infância e à Maternidade Monsenhor Horta” que, além de assistência à saúde, também realizava trabalhos na área da educação e alimentação. Apesar de todo empenho, o atendimento médico-hospitalar era deficitário e foi preciso, novamente, o Cônego utilizar todo seu empenho para desenvolver projetos, arrecadar doações e construir um hospital que atendesse, também, as necessidades das cidades vizinhas, carentes em saúde.

Dez anos depois de muita luta o sonho é realizado, e em 08 de novembro de 1970 é inaugurado o hospital, nascido como entidade filantrópica, como mantém-se até hoje, prestando assistência à população carente com recursos advindos de outros atendimentos. Foi em 1985 que o Diretor Monsenhor Vicente Diláscio, reconhecendo as dificuldades enfrentadas pela instituição resolveu, baseado em deliberação de assembléias, doar a entidade à Sociedade Beneficente São Camilo, de São Paulo. Esse momento marca uma fase de progressos e realizações da instituição. Além de dobrar a metragem de área construída, de 2.445 m² para 4.709 m², o hospital expandiu seus serviços e foi classificado pelo RECLAR, da Previdência Social, como hospital geral de primeira categoria.

Data de Fundação: 1970

São Camilo administra desde: 1985

Hospital Geral com maternidade e especialidades: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Plástica, Dermatologia, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia, Urologia,Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Pediatria.

Número de Leitos: 67 ativos

Média de cirurgias ao mês: 250

Média de atendimentos de urgência e emergência: 4.500

Porcentagem destinada ao atendimento pelo SUS: 85%

Corpo Clínico: 61

Colaboradores: 168

Média de Partos ao mês:65

Convênios: Abeb, Allianz, Amil, Atapem, Brasil Assistência, Caixa Federal, Cassi, Cemig Saúde, Notredame, Pasa, Plamhag, Policia Militar, Prefeitura, Previ-Minas, Promed, Samp, Saúde Sistema, Saúde Bradesco, Sus, Unibanco, Unimed, Vale, Vitallis Saúde.

Diretor Administrativo: Tiago Henrique Alvarenga Lopes

Diretor Clínico: Dra. Elizabete da Silva

Diretor Técnico: Dr. Antônio Azzi.