Get Adobe Flash player
Banner

 

Acadêmicos do curso Técnicos de Enfermagem da Escola Eurípides Barsanulfo, de Ouro Preto, apresentaram um trabalho de conclusão de curso com o tema: Padronização na mudança de decúbito, a fim de apresentar os cuidados que a equipe de enfermagem deve ter no momento de manusear o paciente nas mudanças de posições no leito. 

 


Uma equipe assistencial do Hospital Monsenhor Horta participou da apresentação e fez demonstrações das formas mais seguras e adequadas, reforçando as recomendações para prevenções de úlceras de pressão, por meio de uma cartilha de posicionamento do paciente. 

"A consequência da restrição prolongada no leito pode originar patologias que acometem aos pacientes que necessitam de cuidados integrais, por isso, eles requerem uma equipe altamente treinada e especializada de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros com conhecimento dos procedimentos que trazem menos prejuízo para a saúde física do paciente", afirma a gerente de enfermagem do HMH - São Camilo -Stela Bernardes. 

A mobilização destes pacientes acamados e com limitações físicas a cada duas horas também foi destacado no trabalho, já que, pode evitar lesões cutâneas e úlceras de pressão. "A boa orientação e movimentação evita fadiga, mantém o tônus muscular e pode prevenir complicações pulmonares", complementa a supervisora de estágio da Escola, Poliane Marques. 

No HMH- São Camilo - os cuidados são intensos com o objetivo de estimular a circulação e aliviar a pressão corporal sobre uma área específica.